Abel Ferreira
Abel Ferreira, nascido em Coromandel (MG) em 15 de fevereiro de 1915, foi um destacado compositor e clarinetista brasileiro, autodidata desde jovem. Começou a tocar acordeon e flauta de bambu, e aos 12 anos aprendeu teoria musical por conta própria. Com a orientação do professor Hipácio Gomes, experimentou a clarineta, instrumento que se tornou sua marca registrada.
Aos 12 anos, Abel Ferreira estreou na banda de sua cidade e logo se destacou em orquestras, sendo notado por Carmem Miranda em um show em Poços de Caldas. O contato com o saxofone veio aos 15 anos de idade e embora intuitivo, Abel tinha ouvido absoluto e aprendeu a ler e escrever música, dominava a teoria musical, fazia arranjos e tocava piano.
Influenciado por bandas locais e pela rádio, conheceu mestres como Luiz Americano e Pixinguinha, que o inspiraram a se dividir entre clarineta e saxofone. Em 1935, mudou-se para São Paulo, onde se profissionalizou e acompanhou orquestras e cantores pelo Brasil.
Em 1943 fixou-se no Rio de Janeiro tocando no Cassino da Urca e participando de centenas de composições com artistas renomados como Carmen Miranda, Orlando Silva e Chico Buarque.
Assine nossa
newsletter
Assine nossa newsletter e se mantenha informado sobre o mercado da música, tendências e lançamentos incríveis da Nikita Digital.